O Evangelho do dia de hoje, 22 de novembro de 2023, segundo a Igreja Católica, é o Evangelho de Lucas 19, 1-10, que narra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém.

“Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade. Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos publicanos e muito rico. Ele procurava ver Jesus, mas não conseguia por causa da multidão, pois era de baixa estatura. Então correu à frente e subiu a um sicômoro para ver Jesus, que devia passar por ali. Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e viu Zaqueu e disse: “Zaqueu, desce depressa, pois hoje preciso ficar na tua casa”. Ele apressadamente desceu e recebeu Jesus com alegria. Vendo isso, todos murmuravam dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” Zaqueu, porém, levantou-se e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, restituo quatro vezes mais”. Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.”

A reflexão sobre o Evangelho do Dia Segundo de Lucas 19, 1-10

O Evangelho de Lucas 19, 1-10 narra a história de Zaqueu, um homem rico e poderoso que era chefe dos publicanos em Jericó. Publicanos eram cobradores de impostos, e eram considerados pecadores por muitos judeus.

Zaqueu estava ansioso para ver Jesus, mas não conseguia por causa da multidão. Então, ele subiu em uma árvore para ver Jesus passar. Jesus viu Zaqueu e o chamou para descer. Zaqueu obedeceu e recebeu Jesus com alegria.

A visita de Jesus à casa de Zaqueu causou indignação entre a multidão. Eles murmuravam dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”

Zaqueu, por sua vez, reconheceu seus pecados e estava disposto a se arrepender. Ele disse a Jesus: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres e, se defraudei alguém, restituo quatro vezes mais”.

Jesus respondeu: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

Esta passagem do Evangelho nos ensina várias coisas importantes. Primeiro, ela nos ensina que Jesus veio para salvar todos, inclusive os pecadores. Segundo, ela nos ensina que a humildade e o arrependimento são essenciais para a salvação. Terceiro, ela nos ensina que a compaixão de Jesus é infinita.

Evangelho do Dia

O evangelho do dia explora A humildade de Zaqueu

Zaqueu era um homem rico e poderoso, mas ele era também um homem humilde. Ele reconheceu que era um pecador e estava disposto a se arrepender. Sua humildade foi o que permitiu que ele recebesse o perdão de Jesus.

O arrependimento de Zaqueu

Zaqueu não apenas reconheceu seus pecados, mas também estava disposto a se arrepender deles. Ele tomou medidas concretas para reparar os danos que havia causado. Seu arrependimento foi sincero e verdadeiro.

A compaixão de Jesus

Jesus foi compassivo com Zaqueu. Ele viu o coração de Zaqueu e o recebeu com amor. A compaixão de Jesus é infinita e está disponível para todos que a buscam.

Aplicação do Evangelho do dia para nossa vida

Esta passagem do Evangelho nos convida a sermos humildes, arrependidos e compassivos. Se somos humildes, reconheceremos nossos pecados e estaremos abertos ao perdão de Deus. Se estamos arrependidos, tomaremos medidas concretas para reparar os danos que causamos. Se somos compassivos, seremos capazes de amar e perdoar os outros.

Oremos para que possamos ser como Zaqueu, humildes e arrependidos, para que possamos receber o perdão de Jesus e a sua salvação.

Evangelho do dia

O salmo do dia segundo a Igreja Católica para o dia 21 de novembro de 2023 é o Salmo 91.

Salmo 91
**1 Quem habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso,
2 diz ao Senhor: “Meu refúgio e minha fortaleza, meu Deus, em quem confio”.
3 Ele o livrará do laço do caçador e do veneno mortal.
4 Ele o cobrirá com as suas penas, e sob as suas asas você encontrará refúgio; a sua fidelidade será o seu escudo e o seu pavilhão.
5 Você não temerá o terror da noite, nem a flecha que voa de dia,
6 nem a peste que se propaga nas trevas, nem a praga que devasta ao meio-dia.
7 Mil cairão ao seu lado, e dez mil à sua direita, mas você não será atingido.
8 Você apenas olhará, e verá o castigo dos ímpios.
9 Pois o Senhor é o seu refúgio, o Altíssimo é a sua morada.
10 Nenhum mal o atingirá, nem praga alguma chegará à sua tenda.
11 Pois ele ordenará aos seus anjos que o protejam em todos os seus caminhos.
12 Eles o levarão nos braços, para que você não tropece em nenhuma pedra.
13 Você pisará o leão e a cobra; pisoteará o leãozinho e o dragão.
14 “Pois o Senhor se apegou a você; o Senhor o protegerá; o Senhor o ajudará e o defenderá; o Senhor o protegerá de todo o mal”.

Este salmo é um hino de confiança em Deus. O salmista declara que quem habita no abrigo do Altíssimo está seguro de todo o mal.
O salmo começa com uma afirmação de confiança em Deus (v. 1). O salmista declara que Deus é seu refúgio e sua fortaleza. Ele confia em Deus para protegê-lo de todo o mal.
O salmista então descreve alguns dos perigos que Deus protege seus filhos (vv. 3-6). Ele menciona o laço do caçador, o veneno mortal, o terror da noite, a flecha que voa de dia, a peste que se propaga nas trevas e a praga que devasta ao meio-dia.
O salmista afirma que Deus protegerá seus filhos de todos esses perigos (vv. 7-13). Ele diz que os anjos de Deus protegerão seus filhos em todos os seus caminhos. Eles os levarão nos braços para que não tropecem em nenhuma pedra. Eles os ajudarão a derrotar seus inimigos, mesmo os mais ferozes.
O salmo termina com uma afirmação de confiança em Deus (v. 14). O salmista declara que Deus está sempre com ele e que Deus o protegerá de todo o mal.
Este salmo é uma fonte de conforto e esperança para todos que confiam em Deus. Ele nos lembra que Deus está sempre conosco e que ele nos protegerá de todo o mal.

Oração do Dia

Senhor Jesus,

Ensina-nos a ser humildes e compassivos,

Como Zaqueu.

Dá-nos a capacidade de reconhecer nossos pecados,

E de nos arrependermos deles.

Recebe-nos com amor e compaixão,

Para que possamos receber o teu perdão e a tua salvação.

Amém.

Leia Támbém : O poder da oração da Noite

Crétitos: Biblia

One thought on “Evangelho do Dia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *