30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa

Memória Facultativa de São Pio V, papa (†1572). Religioso dominicano, bispo e cardeal, desempenhou tarefas de alta responsabilidade na Igreja. Eleito papa, dedicou-se com vigor à propagação da fé e ao culto divino. Deve-se a ele a formação da Santa Aliança, cuja esquadra obteve a vitória na Batalha de Lepanto, em 1571.

Primeira leitura: At 14,19-28

Naqueles dias, 19de Antioquia e Icônio chegaram judeus que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia. 22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus”. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado. 24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília. 25Anunciaram a Palavra em Perge e depois desceram para Atália. 26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado. 27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.

Salmo responsorial: Sl 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)
R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *e os vossos santos com louvores vos bendigam! 11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *e saibam proclamar vosso poder! R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *e o fulgor de vosso reino esplendoroso. 13aO vosso reino é um reino para sempre, *13bvosso poder, de geração em geração. R.

21Que a minha boca cante a glória do Senhor +e que bendiga todo ser seu nome santo *desde agora, para sempre e pelos séculos. R.

Evangelho: Jo 14,27-31

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31mas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.


Santos em destaque

São Lourenço de Novara, presbítero e mártir (†séc. IV). Assassinado no reinado de Juliano o Apóstata, junto com grande número de crianças que acabara de batizar.

São Pompônio, Bispo (†séc. VI). Lutou contra a heresia ariana na Diocese de Nápoles, e construiu nessa cidade uma igreja dedicada ao Nome de Maria, Mãe de Deus.

Santa Maria da Encarnação Guyart (†1672). Após a morte do marido, fez profissão religiosa no convento das ursulinas em Tours, França. Fundou no Canadá um convento dedicado à educação das meninas aborígines.

São José Benedito Cottolengo (†1842). Sacerdote italiano, fundador das Pequenas Casas da Divina Providência. Apóstolo, asceta, penitente, místico, grande devoto da Virgem Maria, comunicou à sua instituição uma intensa vida espiritual.

São José Tuan, presbítero e mártir (†1861). Sacerdote dominicano, decapitado durante as perseguições no Vietnã, por haver ministrado os Sacramentos à sua mãe enferma.

Beato Pedro Levita, diácono (†605). Designado pelo Papa São Gregório Magno para administrar o patrimônio da Igreja de Roma, soube fazê-lo com prudência e sabedoria.

Beato Bento de Urbino, presbítero (†1625). Em Urbino, Itália, fez-se capuchinho a contragosto de sua ilustre família. Foi companheiro de São Lourenço de Bríndisi nas missões de consolidação da fé nos países afetados pelo luteranismo.

Beata Paulina von Mallinckrodt, virgem (†1881). Fundadora das Irmãs da Caridade Cristã em Paderborn, Alemanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *