Orações e Salmos

Versículos Bíblicos De Gratidão

A gratidão é uma virtude profundamente enraizada nas escrituras sagradas da Bíblia. Ao longo das páginas, encontramos inúmeros versículos que celebram a importância da gratidão, incentivando os fiéis a cultivar um coração agradecido em todas as circunstâncias da vida. Neste artigo, exploraremos trinta versículos bíblicos que destacam a beleza da gratidão e oferecem insights inspiradores para transformar nossas vidas.

versículos bíblicos de gratidão

1-5: Gratidão na Adoração a Deus

  1. 1 Crônicas 16:34 (ARA): “Rendei graças ao Senhor porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”
  2. Salmos 100:4 (ARA): “Entrai por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.”
  3. Filipenses 4:6 (ARA): “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.”
  4. Colossenses 3:17 (ARA): “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.”
  5. 1 Tessalonicenses 5:18 (ARA): “Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

6-10: Gratidão pela Graça de Deus

  1. Efésios 2:8 (ARA): “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus.”
  2. Romanos 6:23 (ARA): “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
  3. 2 Coríntios 9:15 (ARA): “Graças a Deus por seu dom inefável!”
  4. 2 Tessalonicenses 2:13 (ARA): “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porquanto Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.”
  5. João 1:16 (ARA): “Pois todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça.”

11-15: Gratidão pela Providência Divina

  1. Mateus 6:26 (ARA): “Olhai para as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”
  2. Salmos 23:1 (ARA): “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.”
  3. Salmos 107:1 (ARA): “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”
  4. Filipenses 4:19 (ARA): “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”
  5. Mateus 7:11 (ARA): “Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?”

16-20: Gratidão nas Dificuldades

  1. Romanos 8:28 (ARA): “E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
  2. 1 Pedro 1:6 (ARA): “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações.”
  3. Tiago 1:2-3 (ARA): “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”
  4. Salmos 34:1 (ARA): “Bendirei o Senhor em todo o tempo, o seu louvor estará continuamente na minha boca.”
  5. 1 Tessalonicenses 5:16-18 (ARA): “Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.”

21-25: Gratidão nas Relações Humanas

  1. Provérbios 18:22 (ARA): “Quem encontra uma esposa encontra o bem e alcança a benevolência do Senhor.”
  2. Colossenses 3:13-14 (ARA): “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.”
  3. 1 Timóteo 4:4-5 (ARA): “Porque toda criatura de Deus é boa, e nada deve ser rejeitado, se é recebido com ações de graças. Pois é santificado mediante a palavra de Deus e pela oração.”
  4. 1 Coríntios 1:4 (ARA): “Sempre dou graças a meu Deus por vós, pela sua graça que vos foi dada em Cristo Jesus.”
  5. 1 João 4:11 (ARA): “Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.”

26-30: Gratidão pelo Dom da Vida Eterna

  1. Romanos 6:23 (ARA): “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
  2. 1 Coríntios 15:57 (ARA): “Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”
  3. Efésios 5:20 (ARA): “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.”
  4. 1 Pedro 1:3 (ARA): “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.”
  5. Apocalipse 7:12 (ARA): “Dizendo: Amém. A benção, e a glória, e a sabedoria, e o agradecimento, e a honra, e o poder, e a força são ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém!”

Um Coração Agradecido na Jornada da Fé

Estes trinta versículos bíblicos sobre gratidão oferecem um panorama inspirador da importância da ação de graças em diversas áreas de nossas vidas. Que essas palavras sagradas ecoem em nossos corações, nos lembrando da necessidade de cultivar um espírito de gratidão diante da generosidade divina. Em todas as circunstâncias, a Bíblia nos convida a render graças ao Senhor, reconhecendo que a gratidão é um farol que ilumina nossa jornada na fé. Que estes versículos inspirem e transformem nossos corações, guiando-nos para uma vida cheia de alegria e ação de graças.

Leia Também o Salmo 91, salmo de proteção .

One thought on “Versículos Bíblicos De Gratidão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *